Como será o futuro do líder nesse novo mundo digital?

Como será o futuro do líder nesse novo mundo digital?

De acordo com o Relatório do Projeto Global de Estudo e Pesquisa para o Futuro da Liderança em 2020 – do MIT Sloan Management Review e a Cognizant, publicado no final de janeiro, em que foram pesquisados 4.394 líderes globais, em mais de 120 países, explora a necessidade de as organizações desenvolverem seu corpo de liderança para uma nova forma de trabalhar e gerir pessoas.

A análise geral do relatório demonstra que o principal desafio da liderança na economia digital será desenvolver um novo mindset, uma nova mentalidade para trabalhar e desenvolver novos comportamentos e competências.

Reforçam que para ancorar estes novos comportamentos será fundamental rever e desenvolver novas atitudes, crenças e valores.

Levantou-se nesta pesquisa, em todos os setores pesquisados, que os líderes estão reavaliando os méritos das regras antigas sobre poder e hierarquias. Estão promovendo ações para trazer novos caminhos e mudanças pois entenderam que as pessoas não querem ser apenas funcionários; eles querem ser cidadãos ativos em suas comunidades e local de trabalho. 

Argumentam também que hoje, aprender como liderar pessoas é fundamental, principalmente para os líderes que atuam em grandes e complexas organizações. 

Descobriram que as equipes de liderança mais avançadas estão comprometidas em identificar e adotar melhores comportamentos em sua gestão, para que a cultura da empresa e comportamentos sejam modelados pelos valores que estes comportamentos carregam.

Foram apontados e classificados três comportamentos da liderança:

  1. Corrosivo ou Desgastante: é reforçado por comando e controle, gerencia de cima para baixo, evita transparência, cria planos rígidos de longo prazo, adota o valor “este tamanho serve para todos”.
  2. Duradouro: cria uma visão clara, foca na performance, é centrado no cliente, lidera por exemplo, demonstra ética e integridade, corre riscos, lidera mudanças.
  3. Emergente: é movido por propósitos, nutre paixão, toma decisões movido por dados, demonstra autenticidade e empatia, emprega uma abordagem inclusiva, demonstra humildade, trabalha através dos limites.   

Ressaltam ainda que alguns atributos e comportamentos de liderança – como ética, confiança e integridade – ainda são vistos como críticos neste novo modelo de liderança e que a inteligência digital é uma habilidade não negociável e necessária para o futuro. 

Ao final, fazem as seguintes recomendações para que as organizações alcancem seus objetivos com uma incrível comunidade de líderes

  • Articule uma poderosa narrativa de liderança que verdadeiramente demonstre o que é importante e o que se acredita para liderar na economia digital.  Ser um modelo autêntico é fundamental para a nova liderança. Uma narrativa forte e clara da liderança enviará uma mensagem de que está na hora de trazer mudanças. Promova uma cultura que identifique futuros líderes no início de suas carreiras: indique quais pessoas, com quais comportamentos e mentalidades melhores refletem os valores expressos em sua narrativa de liderança.
  • Crie uma comunidade de líderes. Capacite funcionários de todos os níveis.  Entenda que os funcionários valorizam e respeitam a capacidade de se conectar com eles muito mais do que o título. Torne a transparência a pedra angular da sua cultura para liberar a energia que existe em todos os níveis e em todos os cantos da sua organização. 
  • Alinhe seu talento, liderança e estratégias de negócios. Identifique os comportamentos emergentes e duradouros que são mais críticos para suas equipes de liderança. Determine até que ponto seus líderes incorporam as quatro mentalidades. Contrate e promova pessoas que adotam as habilidades e mentalidades que você mais valoriza.  Identifique e corrija os pontos cegos que podem impedi-lo de criar um quadro efetivo de líderes da próxima geração. Garanta que seu talento e estratégias de negócios estejam alinhados. Este será um diferencial importante na sua capacidade de atrair, envolver, desenvolver e reter talentos.
  • Não aceite apenas a inclusão e a diversidade – exija. A pesquisa é clara: equipes diversas têm melhor desempenho; portanto, pare de falar sobre diversidade e faça acontecer. Use dados e ideias para identificar onde a diversidade é perdida e como preservá-la. Coloque métricas de diversidade em seus scorecards. Recompensa campeões de inclusão e diversidade. Faça isso modelando seu apoio à diversidade e inclusão.                                     

Segundo os autores, liderar no mundo de hoje é propiciar condições para que todos contribuam com seus melhores esforços para uma causa comum. Complementam também que a construção de uma comunidade de líderes deve adotar quatro diretrizes: aumentar o valor do cliente, atender a um objetivo maior, fortalecer a conectividade e promover a criatividade e a inovação contínua.

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