VOCÊ QUER SER NOTADO POR RECRUTADORES?                                CAPRICHE NO SEU PERFIL DO LINKEDIN
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VOCÊ QUER SER NOTADO POR RECRUTADORES? CAPRICHE NO SEU PERFIL DO LINKEDIN

O cenário “CORONA VÍRUS” pode ser assustador e incerto, no entanto precisamos buscar alternativas e continuar trabalhando, seguindo em frente, lidando com nossas emoções e principalmente nos apoiando… até que tudo passe.

Pensamos então, que é útil listarmos algumas dicas e orientações sobre como o seu Curriculum Vitae pode ter mais visibilidade e uma posição mais estratégica no LinkedIn. Especialmente se você quer se recolocar no mercado de trabalho e ser encontrado pelas empresas contratantes

Nossa recomendação é que você CONFIGURE O SEU PERFIL NO LINKEDIN

O LinkedIn é a principal rede social para profissionais. É uma vitrine para você, como profissional, onde pode fazer conexões, contatos, candidatar-se a oportunidades de trabalho e, ser visto e contatado por recrutadores.
Um bom perfil é aquele que capta a atenção dos demais usuários e recrutadores. E tudo começa exatamente pela configuração de seu perfil.
Neste artigo, você saberá como otimizar os campos do seu perfil no LinkedIn para comunicar melhor sua trajetória e garantir que seu perfil apareça mais nas buscas dos empregadores pela rede.

Você sabia que a rede social também possui seu próprio mecanismo de busca? Então o foco é conseguir um bom posicionamento nos buscadores, ou seja, estar em evidência. Utilizar o SEO (Searching Engine Optimization) para LinkedIn será fundamental para dar um impulso no seu perfil e aparecer nos principais resultados de empresas que procuram funcionários e profissionais liberais. Nesse sentido, recomendamos procurar no Planejador de Palavras-Chave do Google, ou em outras ferramentas similares, os termos, palavras chave mais relevantes.

Então vamos lá!

  • TÍTULO
    O Título que colocar aparecerá ao lado do seu nome nas buscas do LinkedIn, e será um dos primeiros itens que a ferramenta “observará”. Ele é muito importante!
    Então aproveite este campo para dizer claramente o que você faz, para que os recrutadores o encontrem facilmente.

Seja assertivo

Aqui, o mais importante é definir a função que exerce de maneira clara e não o cargo que está na sua carteira de trabalho ou ficha do RH. 
Exemplo: “Analista de Logística III”

Pense em: “Analista de Logística”

Utilize exatamente o termo pesquisado para o cargo a que está se candidatando. Assim seu perfil será mais facilmente encontrado. Perceba que “desempregado”, “disponível no mercado” ou “buscando recolocação profissional” não o ajudará, pois o recrutador não buscará por essas palavras-chave. O que ele procura são as habilidades.

  •  FOTO DO PERFIL

Você não aparecerá nos resultados de buscas se não tiver uma foto no seu perfil. Perfis com foto recebem 21 vezes mais visualizações e 36 vezes mais mensagens. O LinkedIn também já informou que as fotos em preto e branco são mais clicadas! Então se você quer mais gente vendo o seu perfil na rede, fica a dica! Vale a pena utilizar imagens em alta definição, uma produção caprichada e que identifique o seu trabalho.

Importante: não poste foto em grupo, em festa ou com drink. Fotos sorrindo são boas. Fotos super artísticas que nem mostram seu rosto, não.
Sua foto de perfil tem que apresentar quem é você e o ambiente profissional em que atua, mais formal ou descolada, você pode decidir.

  • PREFERÊNCIAS DE VAGA

Aqui, você informa quais vagas você tem interesse, quais as localidades que considera e o tipo de contratação desejada. Recomendo que preencha bem este campo e defina a visibilidade apenas para recrutadores.
Um ponto importante: inserira as cidades próximas da sua casa. Afinal, se você mora em São Paulo e a vaga for em Barueri ou Osasco, talvez seja válido participar do processo.

  • RESUMO DO SEU PERFIL

A ideia é montar um bom resumo sobre você, descrevendo suas principais qualidades e áreas de conhecimento. Seja sucinto e faça bom uso de palavras-chave que o empregador possivelmente digitará, isso aumentará a chance de ser chamado para entrevistas. Descreva suas habilidades, competências, escolhendo os termos corretos e aderentes ao cargo oferecido.

Um profissional de RH, por exemplo, pode utilizar palavras como:

  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Desenvolvimento liderança;
  • Mentoria
  • Seleção de profissionais

Ø  Personalize a sua URL

Assim como em blogs e sites, a URL é um fator determinante para um bom posicionamento nos motores de buscas.

O LinkedIn permite ao usuário que personalize a própria URL, tornando-a mais amigável.

Observe o exemplo abaixo:

Certamente, o 1º é muito mais interessante, não é mesmo?

Esse é um recurso gratuito, então não custa nada utilizá-lo. Além disso, é bem mais fácil compartilhá-lo e até mesmo divulgá-lo em mídia física, como um cartão de visitas.

Ah, lembre-se de que o seu perfil também pode aparecer diretamente no Google e em outros buscadores. Então, vale afirmar a sua autoridade em outros canais.

Insira a sua URL no seu site, blog, fanpage pessoal e outros locais que você controla, o que vai funcionar como uma espécie de link building.

  • Experiência profissional

Pode caprichar na descrição dela. É um item muito importante.  Você deve descrever as suas atividades, responsabilidades, projetos que realizou e participou. Muito importante descrever os resultados obtidos, prêmios, ações inovadoras!

Exemplos:
“Atuação em XPTO, gerenciando XPTZ nos mercados XPTW de maneira estratégica e focada no cliente”
“Atuando de forma Y e Z, melhorei os resultados de W em X%”.

  • Cargo

É mais comum do que se imagina as pessoas não atualizar com frequência o cargo no perfil do LinkedIn. Manter o cargo atualizado é uma prioridade. Lembre-se que manter o cargo atualizado aumenta em oito vezes a visualização de seu perfil. 
Já vimos alguns perfis em que as pessoas não colocaram os cargos ocupados em cada empresa, mas apenas o nome das áreas em que atuou. Isto pode ser interessante se as áreas em que atuou tem nomes e atuações diversas e complementares.
Por exemplo: um rapaz atuou como Analista em 3 áreas: Marketing, Treinamento e Inovação. Ele pode informar os títulos das áreas e no campo abaixo, o da descrição, discorrer sobre as atividades realizadas e informar (ou não) o cargo que ocupou.
Isto pode ser uma estratégia válida caso não queira mais se candidatar à vaga de analista, por exemplo. Então, faça valer em seu perfil, mais suas ações dentro de cada experiência do que o título de seu cargo.

  • Descrição das Atividades

É mais estratégico explorar o que as suas atividades trouxeram como resultado ou impacto para sua área, departamento.  Liste alguns pontos, tais como as ações inovadoras, resultados alcançados, prêmios recebidos etc.

Na descrição do que realizou em cada cargo, o ideal é fazer o mesmo exercício de palavras-chave, citando melhor o que performou [ e o impacto positivo que seu trabalho traz ou trouxe.
Exemplos: “Atuação em XPTO, gerenciando XPTZ nos mercados XPTW de maneira estratégica e focada no cliente”
“Atuando de forma Y e Z, melhorei os resultados de W em X%”.

  • Projetos paralelos

Seus projetos são muito positivos! Você cuidou de um restaurante da família? Foi baby-sitter em Sidney? Montou um delivery de marmita? Estas experiências mostram para o mundo que você empreende, tem conhecimentos de gestão, não tem medo de inovar e encara o desconhecido. E mais: isto irá gerar assunto para a entrevista, quando você pode reforçar seus pontos positivos. E, às vezes calha do setor em que a empresa contratante atua, ter muito a ver com a sua experiência em questão.
E o quanto falar de cada experiência? Suas experiências profissionais ou de caráter voluntário são a sua marca, seu legado e interessa a todo recrutador que avalie em profundidade o perfil de candidatos.

Por isso, descreva todas as suas as experiências (nome da empresa, resumo de suas atividades, data de início e término), mesmo que tenha mudado radicalmente de segmento ou carreira . Valorize também os trabalhos voluntários, informe as atividades realizadas, aprendizados e competências adquiridas.

  • FORMAÇÃO ACADÊMICA

Se você possui ensino superior, não precisa inserir o ensino médio ou fundamental. Se não o possui, insira o seu mais alto grau de instrução.
Você pode listar aqui também todos os cursos relevantes que realizou. Só veja se isso não polui muito a listagem. Se a sua graduação ficar muito para baixo, mude a ordenação dela neste botão ao lado:

  • LICENÇA E CERTIFICADOS

Se você possui uma certificação relevante, este é o campo. Mas este campo também tem uma outra abordagem interessante: use-o para inserir os cursos que já realizou!
Se você tem muitos cursos e eles estão poluindo a informação da sua Graduação e Pós no campo acima, insira os seus cursos neste campo de Certificados.

  • COMPETÊNCIAS

Aqui, mais palavras-chave para preencher. O LinkedIn as utilizará para te apresentar nos resultados de buscas de empregadores. Faça uma honesta reflexão sobre suas competências técnicas e comportamentais mais relevantes, descreva-as de maneira suscinta. É importante checar a competências que são listadas nas vagas para as quais se candidatou. Às vezes, há ali alguma palavrinha que você esqueceu de colocar e o descreve muito bem:  vale a pena voltar a configuração e atualizar a sua lista.

  • RECOMENDAÇÕES

Recebê-las de outros profissionais da rede agrega muito ao seu Curriculum. Observe se nas configurações a opção “Eu gostaria de receber recomendações de competências” está liberada. Você pode, inclusive, solicitá-las no perfil de um determinado usuário.     Pessoas próximas de você podem também dar valiosas recomendações profissionais. Troque recomendações com ele!

  • CONQUISTAS

Este seria um campo para cursos, mas é muito escondido. Por isto, sugerimos   utilizar os campos acima para os principais cursos e, aqui, listar todos os cursos que já realizou.
Este também é o campo no qual você também informará os idiomas que domina.

  • CONFIGURAÇÕES

Em configurações, há ajustes importantes: você pode editar a sua URL e quais itens do seu perfil serão de visualização pública.

Busque uma URL fácil: muitas empresas pedem o link de seu perfil e tê-lo personalizado mostra apreço com o seu perfil e o uso da plataforma.

Então deixe de ser o br.linkedin.com/in/nome129128%83$9sobrenome6& e torne-se o br.linkedin.com/in/seunome.sobrenome.

 Esperamos ter contribuído para a melhor compreensão das seções e configurações de seu perfil no LinkedIn, possibilitando uma comunicação mais assertiva na rede social e potencializando o seu perfil para futuras oportunidades profissionais.

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