TRABALHAR EM CASA PODE SER UM DESAFIO PARA BOA PARTE DAS PESSOAS QUE ESTÃO EM HOME OFFICE PELA PRIMEIRA VEZ

TRABALHAR EM CASA PODE SER UM DESAFIO PARA BOA PARTE DAS PESSOAS QUE ESTÃO EM HOME OFFICE PELA PRIMEIRA VEZ

Muitos de nós estão no limite da ansiedade, lidando com incertezas e com o medo, além de sentir uma perplexidade coletiva nunca vista, pelo menos nos últimos 50 anos.

Ao ser desafiado a trabalhar de casa, temos ainda, que lidar com interferência do entorno, tais como os barulhos domésticos típicos e as distrações causadas pelo ambiente externo. Silêncio por favor!!

O silêncio necessário à produtividade também pode ser interrompido pelo barulho ensurdecedor de nossos pensamentos e sentimentos, que nos assaltam sem pedir licença …

Já sabemos que se pode minimizar o stress emocional pondo “ordem na casa”. Então o que fazer para minimizar esse estado de tensão e ainda entregar a sua melhor produção?

O rito diário para trabalhar fora de casa, dá lugar a um novo rito, preparar-se para trabalhar em casa e de casa.

Seguem as nossas recomendações:

       Respeite seu biorritmo e trace um dia típico de trabalho:

  • A rotina e a disciplina serão suas melhores armas.
  • Reserve um canto ou um cômodo da sua casa para ser o seu escritório, cuide com carinho desse espaço, torne-o agradável e prático.
  • Tenha hora certa para acordar.
  • Vista-se para trabalhar (claro que as suas roupas serão mais casuais e confortáveis). Lembre-se que reuniões online são necessárias, não seja pego de surpresa.
  • Tome um bom café da manhã, com tempo para aproveitar este momento.
  •  Tenha hora para iniciar sua jornada de trabalho, prepare seu almoço e coma longe do seu computador, ande pela casa de vez em quando, coma um lanchinho. Ou se exercite.
  • Use gatilhos mentais que darão o start para iniciar o trabalho, tais como:
  •  Arrumar sua cama;
  • Preparar sua garrafinha de água fresca;
  • Arrumar sua mesa de trabalho;
  • Ler as principais notícias antes de começar a trabalhar;
  • Avisar à família que entrará no “modo ausente”
  • Ou até usar um perfume que te faça lembrar: “estou indo trabalhar”. Alguns amigos usam o truque do perfume, e funciona. Aliás, faz bem à mente e à autoestima. Para as mulheres, usar um batom também funciona.
  • Combine com a família a melhor forma de convivência. É verdade que imprevistos acontecem e podem tirá-lo da concentração e do silêncio necessário. Prepare-se para isso e mantenha a calma. Lembre-se que outros tantos colegas também estão nesta situação. Como dizemos “só muda o endereço”.
    • Pratique a empatia e a tolerância com os demais, nem todos estão na mesma “página” que você, seja emocionalmente, ou quanto às habilidades com tecnologia digital, por exemplo.
  • São muitas as tentações que levam à dispersão e interrupções desnecessárias. Uma escapadinha de vez em quando não faz mal, certo? Só vez ou outra, ok?
    • Sem as intermináveis reuniões presenciais podemos produzir mais. No entanto, o contato pessoal faz falta, nem sempre temos com quem trocar ideias e buscar soluções. Pense nisto, se você se dispuser a compartilhar ideias, soluções e novos jeitos de fazer o trabalho, se sentirá à vontade para também pedir ajuda. A reciprocidade e disponibilidade neste novo jeito de trabalhar são essenciais.
  • É bem verdade que nunca se utilizou tanto o e-mail e o WhatsApp. No entanto, para garantir mais proximidade, clareza na comunicação e evitar mal-entendidos, prefira falar de assuntos delicados ou importante por telefone, Skype, Zoom ou outra plataforma disponível. A sensação de pertencimento é bem importante à sua saúde mental e emocional no Home Office.
  • Cuide da sua comunicação. É crucial garantir o estabelecimento de diálogos genuínos.
  • Você até pode ser informal com seus colegas de trabalho, só tome cuidado com a redação de suas mensagens. Lembre-se de que você não controla “como” seu interlocutor interpretará sua mensagem. Ele lê a mensagem com o próprio viés emocional, por isso, todo cuidado é pouco: evite ser muito seco e incisivo. Use e abuse do “por favor”, do “cumprimento ao seu interlocutor”, da utilização do nome dele, que personaliza o contato e agradeça sempre. Despeça-se de maneira cortês.
  • Muito importante: combine reuniões online com antecedência.  É mais produtivo e educado.
  • Acima de tudo, cuide-se e aprecie sua própria companhia.

Celina Beatriz Gazeti

Voxconsulting

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