Quando começar a gestão do desempenho das pessoas?

Quando começar a gestão do desempenho das pessoas?

“O que não é medido não é gerenciado”

 William Edwards Deming

Quanto antes, melhor! Não importa o tamanho da empresa. Se não gerenciarmos o desempenho dos nossos colaboradores é alta a probabilidade de desperdiçarmos recursos!

Se pensarmos que a Gestão de Pessoas é um organismo vivo, que pulsa ao compasso de como os colaboradores sentem, comportam-se e produzem, há de concordarmos que a Gestão de Desempenho ocupe uma posição central em qualquer Organização que decida, de fato, gerir pessoas de forma séria e consequente.

Neste sentido, a Gestão de Desempenho é (ou deveria ser) o principal balizador de todas as práticas de Recursos Humanos Estratégicos.

Mas o que é Desempenho?

O desempenho significa o quanto houve o cumprimento efetivo das atividades e funções inerentes a um cargo, baseados em Objetivos e Metas de determinado indicador de gestão.

 Um exemplo: “o desempenho de João foi acima do esperado neste trimestre, tanto o ticket médio quanto o volume de vendas aumentaram, respectivamente 10% e 12%, comparado ao trimestre passado e à meta estabelecida pela gerência”

Sistematizar a Avaliação de Desempenho de forma eficaz, sempre produz resultados benéficos ao indivíduo e à Organização.

Se, com a avaliação de desempenho, pudermos potencializar talentos, desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais, com certeza também conseguiremos:

  • Elevar performance
  • Valorizar atitudes maduras no exercício da função,
  • Melhorar a autoestima.
  • Elevar a capacidade de ser mais críticos

    Teremos, ainda uma grande ajuda para subsidiar decisões, tais

    como:

  • Promover e realocar;
  • Recompensar;
  • Treinar & Desenvolver
  • Ou mesmo, desligar o colaborador

Gestão de Desempenho, imprescindível em todos os subsistemas de RH

  • Carreira & Remuneração: Uma boa Gestão de Desempenho garante decisões mais justas   e transparentes, quanto a aumento de salários, promoções, movimento de carreira e incentivos
  • Gestão de Competências: As competências influenciam de forma mais direta o desempenho das pessoas. E impacta também direta ou indiretamente os resultados da empresa.
  • Recrutamento & Seleção: só uma boa Gestão de Desempenho, nos permite medir a qualidade dos processos seletivos
  • Clima Organizacional: O clima organizacional afeta a produtividade das pessoas e os resultados das empresas. Colaboradores satisfeitos apresentam melhores desempenhos
  • Treinamento & Desenvolvimento: T&D estão intimamente ligados à Gestão de Competências, que por sua vez está atrelada a uma eficaz Gestão de Desempenho. Sem uma boa Gestão de Desempenho, não dá para saber se as ações de T&D estão sendo efetivas.

Este é um assunto que naturalmente não se esgota aqui. Recomendo que fiquem atentos aos modelos de Avaliação de Desempenho disponíveis no mercado e que analisem pontos fortes e fracos, a fim de balizar a escolha do modelo mais apropriado à Organização.

E por fim, temos aqui os “Pecados Capitais” da Sistematização da Avaliação de Desempenho:  

  • Falta de sinceridade (só para inglês ver)
    • Achar que é proforma- a falta de credibilidade não gera ações gerenciais
    • Excesso de competição / concorrência
    • Falta de clareza dos critérios
    • Gestores se furtarem à função de avaliador
    • Achar que o RH é o avaliador e o gestor responsável
    • Não levar em consideração as competências essenciais da Organização 

 Por Celina Beatriz Gazeti -Vox Consulting.

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