O recrutamento e a seleção de profissionais para cargos técnicos em TI e telecomunicações não deve se limitar à análise de conquistas acadêmicas e experiências anteriores no currículo, mas também à habilidade de gestão.
Enquanto os técnicos em TI devem instalar, configurar e monitorar componentes de hardware e de software para identificar e resolver suas falhas, técnicos em telecomunicações precisam entender da instalação, configuração e monitoramento de redes, equipamentos de telecomunicações e broadcasting.
Ambos os profissionais podem atuar dentro de empresas ou até como profissionais de campo, resolvendo problemas e lidando com clientes diariamente. Habilidade de gestão é uma característica valorizada em um processo de recrutamento e seleção para cargos técnicos em TI e telecomunicações.
Esses profissionais precisam saber trabalhar de maneira independente, mas também como parte de um time, apresentar visão de negócio, pró-atividade e estar por dentro das inovações tecnológicas.
Candidatos independentes e com visão de negócios conseguirão se engajar nas camadas mais estratégicas da empresa e poderão tomar decisões autônomas que sejam condizentes com a visão e os objetivos da instituição, sem precisar de um supervisor sempre ao seu lado.
Demonstrar pró-atividade e um amplo conhecimento das tendências atuais em tecnologia são características desejadas por candidatos que apresentem iniciativa e tenham a capacidade de pensar “fora da caixa”. São eles que vão decidir e julgar questões para resolver problemas rapidamente, sugerindo soluções inovadoras para a empresa e seus clientes.
Além de estarem dispostos a passar por treinamentos profissionais constantes, candidatos a cargos técnicos se destacam pela capacidade de gerenciar equipes, conduzir projetos, mediar conflitos e encontrar a origem de problemas e sua solução.
Os processos de recrutamento e seleção também devem se atentar à capacidade de pensamento analítico dos candidatos. Eles devem ter compreensão profunda dos sistemas tecnológicos com os quais lidam para desenvolver soluções eficazes. O pensamento analítico também permite que eles possam fazer previsões e avaliações de riscos.