Quero compartilhar com você a impressão que tive ao ler “Os 5 Desafios das Equipes – Uma Fábula sobre liderança”, de Patrick Lencioni, pela Editora Campus.
Começando pela narrativa inusitada e bem amarrada, foi uma leitura prazerosa e instigante, que nos põe a refletir sobre atitudes, comportamento e emoções que perpassam as relações das nossas equipes, e que se não identificados, levam à disfunções e queda de produtividade , ou pior ainda , provocam perdas irreparáveis a Organização. Acho que vale a Leitura !
5 desafios das equipes são:
1º Falta de confiança- a falta de confiança impede que as relações entre pares, líderes e liderados sejam verdadeiras e abertas a ponto de permitir que as pessoas demonstrarem vulnerabilidade, ou seja possam errar, o que é inevitável hora ou outra. Reconhecer o errou é uma atitude madura e permite -se seguir em frente.
2º Medo do conflito – Aprendemos que é melhor evitar conflito, não é mesmo? No entanto há formas saudáveis de lidar com o conflito, basta aprender a debater ideias, sem censura. Discordar até que todos possam manifestar suas ideias completamente e a partir disso construir novas possibilidades. Debater ideias e não posições, este é o pulo do gato.
3º Falta de comprometimento – sem discutir ideias abertamente fica difícil se comprometer com decisões e objetivos com os quais talvez não haja concordância. O pior é que as vezes os membros da equipe fingem se comprometer, mas na realidade não agem em favor dos acordos.
4º Evitar responsabilidade – assumir responsabilidades e chamar a atenção dos demais envolvidos em relação a comportamentos e atitudes é mais difícil quando não estamos comprometidos e não confiamos nos demais membros da equipe. O jogo chama-se “medo de desagradar ou parecer arrogante”.
5º Falta de atenção aos resultados – Quando os membros da equipe colocam em primeiro lugar seus interesses individuais ou de suas áreas, em detrimento dos objetivos coletivos da empresa, os resultados correm grande risco.
Por Celina Beatriz Gazeti
Vox Consulting