Muitos de nós estão no limite da ansiedade, lidando com incertezas e com o medo, além de sentir uma perplexidade coletiva nunca vista, pelo menos nos últimos 50 anos.
Ao ser desafiado a trabalhar de casa, temos ainda, que lidar com interferência do entorno, tais como os barulhos domésticos típicos e as distrações causadas pelo ambiente externo. Silêncio por favor!!
O silêncio necessário à produtividade também pode ser interrompido pelo barulho ensurdecedor de nossos pensamentos e sentimentos, que nos assaltam sem pedir licença …
Já sabemos que se pode minimizar o stress emocional pondo “ordem na casa”. Então o que fazer para minimizar esse estado de tensão e ainda entregar a sua melhor produção?
O rito diário para trabalhar fora de casa, dá lugar a um novo rito, preparar-se para trabalhar em casa e de casa.
Seguem as nossas recomendações:
Respeite seu biorritmo e trace um dia típico de trabalho:
- A rotina e a disciplina serão suas melhores armas.
- Reserve um canto ou um cômodo da sua casa para ser o seu escritório, cuide com carinho desse espaço, torne-o agradável e prático.
- Tenha hora certa para acordar.
- Vista-se para trabalhar (claro que as suas roupas serão mais casuais e confortáveis). Lembre-se que reuniões online são necessárias, não seja pego de surpresa.
- Tome um bom café da manhã, com tempo para aproveitar este momento.
- Tenha hora para iniciar sua jornada de trabalho, prepare seu almoço e coma longe do seu computador, ande pela casa de vez em quando, coma um lanchinho. Ou se exercite.
- Use gatilhos mentais que darão o start para iniciar o trabalho, tais como:
- Arrumar sua cama;
- Preparar sua garrafinha de água fresca;
- Arrumar sua mesa de trabalho;
- Ler as principais notícias antes de começar a trabalhar;
- Avisar à família que entrará no “modo ausente”
- Ou até usar um perfume que te faça lembrar: “estou indo trabalhar”. Alguns amigos usam o truque do perfume, e funciona. Aliás, faz bem à mente e à autoestima. Para as mulheres, usar um batom também funciona.
- Combine com a família a melhor forma de convivência. É verdade que imprevistos acontecem e podem tirá-lo da concentração e do silêncio necessário. Prepare-se para isso e mantenha a calma. Lembre-se que outros tantos colegas também estão nesta situação. Como dizemos “só muda o endereço”.
- Pratique a empatia e a tolerância com os demais, nem todos estão na mesma “página” que você, seja emocionalmente, ou quanto às habilidades com tecnologia digital, por exemplo.
- São muitas as tentações que levam à dispersão e interrupções desnecessárias. Uma escapadinha de vez em quando não faz mal, certo? Só vez ou outra, ok?
- Sem as intermináveis reuniões presenciais podemos produzir mais. No entanto, o contato pessoal faz falta, nem sempre temos com quem trocar ideias e buscar soluções. Pense nisto, se você se dispuser a compartilhar ideias, soluções e novos jeitos de fazer o trabalho, se sentirá à vontade para também pedir ajuda. A reciprocidade e disponibilidade neste novo jeito de trabalhar são essenciais.
- É bem verdade que nunca se utilizou tanto o e-mail e o WhatsApp. No entanto, para garantir mais proximidade, clareza na comunicação e evitar mal-entendidos, prefira falar de assuntos delicados ou importante por telefone, Skype, Zoom ou outra plataforma disponível. A sensação de pertencimento é bem importante à sua saúde mental e emocional no Home Office.
- Cuide da sua comunicação. É crucial garantir o estabelecimento de diálogos genuínos.
- Você até pode ser informal com seus colegas de trabalho, só tome cuidado com a redação de suas mensagens. Lembre-se de que você não controla “como” seu interlocutor interpretará sua mensagem. Ele lê a mensagem com o próprio viés emocional, por isso, todo cuidado é pouco: evite ser muito seco e incisivo. Use e abuse do “por favor”, do “cumprimento ao seu interlocutor”, da utilização do nome dele, que personaliza o contato e agradeça sempre. Despeça-se de maneira cortês.
- Muito importante: combine reuniões online com antecedência. É mais produtivo e educado.
- Acima de tudo, cuide-se e aprecie sua própria companhia.
Celina Beatriz Gazeti
Voxconsulting