Realizar mudanças, seja de cidade, de emprego, de casa, acabar um casamento ou casar-se, sempre nos tira da zona de conforto, do que é conhecido, das delícias e frustrações das situações vividas rotineiramente. Afinal, sabemos como lidar, o que esperar e como funciona no dia – a – dia.
Dá uma reconfortante sensação de “estar no controle”. Será?
Só o fato de imaginar e desejar determinada mudança provoca sentimentos contraditórios: insegurança, medo, ansiedade, hesitação, curiosidade e por fim, quando concretizada a mudança, vem o alívio, a alegria e motivação para realizar o novo.
Tudo muito bem, tudo muito bom. No entanto, fazer mudanças importantes na vida demanda persistência, superação do medo excessivo e desejo genuíno de buscar novos projetos e rumos. Neste sentido, mudar de carreira no meio do caminho é uma decisão muito delicada, que nem por isso deve ser abandonada.
Ao cogitar mudar de carreira é fundamental lidar com este desejo de forma madura: reflita, pesquise, planeje, tenha cautela, procure ajuda profissional, se necessário. Examine suas motivações e emoções:
- Será apenas uma solução para escapar de uma insatisfação momentânea? Posso resolver isto de outra forma?
- É a concretização de um sonho antigo que deixei de lado? Este sonho tem raízes na vida adulta ou são sonhos presos na adolescência?
- Tenho os recursos de que preciso para fazer esta mudança?
- E as habilidades necessárias para a nova carreira? Eu as tenho? Como desenvolvê-las?
- Recomeçar? Como? Em quanto tempo?
- Estou preparado para competir com outros mais jovens ou mais experientes?
- Tenho pique para voltar a estudar?
- E se eu tiver um cargo, talvez menor que o atual?
- O mercado de trabalho está propício? Conheço suficientemente este novo mercado?
- Ter ou não o apoio da família faz diferença?
- Sem falar nas possíveis mudanças de remuneração e estilo de vida.
Lembre-se: não precisa mudar de carreira de um dia para o outro. Estabelecer uma nova identidade profissional leva algum tempo, requer paciência, investimentos e dedicação.
E mais uma vez, reavalie as circunstâncias envolvidas para que este momento tão especial vá ao encontro de seus anseios e expectativas.
Depois de tudo isto, se a sua motivação, ou seja, os seus motivos para a ação forem suficientemente fortes, vá em frente. Com certeza, terá prazer e energia para enfrentar as dificuldades e desafios de mudar de carreira no meio do caminho e obter o sucesso e a realização que tanto deseja e merece.