Processos seletivos para cargos técnicos precisam de candidatos que não só tenham conhecimento profundo das suas áreas, mas também saibam comunicar ideias e desenvolver um bom relacionamento interpessoal.
Técnicos em TI e telecomunicações são valorizados, principalmente pela experiência e por diplomas e certificações, no entanto, características como a habilidade de lidar com diversos tipos de personalidades podem ser grandes diferenciais para as empresas. Durante a seleção de pessoas é necessário buscar pelos candidatos mais comunicativos.
Por mais que tenham conhecimento aprofundado das suas áreas e consigam resolver problemas rapidamente em TI e telecomunicações, se esses profissionais não desenvolverem habilidades de relacionamento, poderão deixar a desejar como funcionários de uma instituição, ficando malvistos por clientes e pelos próprios colegas.
Esses técnicos podem ser responsáveis por prestar suporte em TI e telecomunicações a clientes e empresas por meio de visitas ou de atendimento remoto, por isso, precisam saber passar instruções e explicar questões complexas para os mais diversos tipos de pessoas, de maneira clara. Os profissionais são essencialmente representantes da empresa junto aos clientes internos e externos
O atendimento ao cliente feito pelos técnicos de TI e telecomunicações também pode ser aprimorado pelas empresas por meio do treinamento profissional e do desenvolvimento de pessoas. Durante o processo de recrutamento e seleção de candidatos, no entanto, é possível escolher os candidatos com as melhores habilidades de comunicação.
O desenvolvimento de relacionamento interpessoal também é importante para contribuir para o bom ambiente corporativo. Estão inclusas características como demonstrar empatia, expressar opiniões respeitosamente, ser cordial e ter sentido de ética.
Técnicos que sabem lidar com a gestão de projetos e de pessoas contribuem para a resolução de problemas relacionados não só a tecnologia, mas a outros assuntos corporativos, contribuindo para os objetivos da empresa e sua estratégia. Isso é possível graças ao desenvolvimento de relacionamento interpessoal.